sábado, 22 de outubro de 2011

Palavra: som do coração

Ouvi, dias atrás, que o olhar diz mais que mil palavras. Pode até ser. Mas sou do mundo das palavras, amo-as... uno-me a elas, embora muitas vezes me atrapalhe no dizer. Desde criança, vivo a palavra. Acredito que nos leva a verdade mais profunda existente no ser humano.

Detesto a obscuridade do silêncio. Ele me desespera, exaspera. Ler as entrelinhas é uma angústia. Para os mais espiritualizados, adivinhar o que o outro pensa e sente, é transcender a materialidade. Para mim, uma viagem maluca, que quase sempre nos leva ao labirinto das trilhas e ao abismo da incerteza.

Persigo as palavras, especialmente as que teimam não ser ditas e, avidamente, espero. Deixo-me por elas ser enfeitiçada, assumindo o risco da sedução e ser enganada pelo óbvio. Não faz mal. 


A palavra, no entender de Clarisse Lispector, materializa o espírito. Creio eu, ser o som do coração. Saudade, alegrias, esperança, tristeza, sonhos, amor...vida.

Mordo-as, espero, acredito. Neruda ensina que tudo está na palavra. Diz ele que "uma ideia inteira muda porque uma palavra mudou de lugar ou porque outra se sentou como uma rainha dentro de uma frase que não a esperava e que a obedeceu". A incompreensão do dizer, penso eu, é melhor que o silêncio, que impede o mudar, sentir, experimentar, viver.

Embora devore a palavra, muitas vezes calo-me. A angústia vem e tento gritar, ouvir o som voz. Quero a palavra secreta, falada em sussurro, desejada. 

5 comentários:

  1. Concordo com absolutamente cada palavra deste texto.

    Pelas ideias, poderia ter sido escrito por mim pois expressa exatamente o que penso. Mas, confesso, não teria sido tão brilhante com a escolha de cada palavra e sua disposição.

    Nada mais aprisionador que o silêncio.

    Maravilhoso passar por aqui e ver, em palavras, um pouco mais de você.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Carol, certamente você expressaria muito melhor. Meu anjo querido, você tem razão, o silêncio aprisiona. Saudades e muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. Pior é quando você quer gritar e as circunstâncias te obrigam a calar...

    ResponderExcluir
  4. Dona Suzete, seja palavra, seja silêncio, adoro quando encontro a senhora se expressando por aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acho que não quero mais ficar calada. O silêncio doe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...